Escrito por Agência Art Seven em 05 de Março 2018
Entenda como funciona a jornada de compra do cliente
Criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo que gere resultados eficientes para uma empresa pode ser um desafio. A forma como as pessoas adquirem produtos e interagem com as marcas mudou consideravelmente nos últimos anos. Além disso, para cada tipo de produto, existem processos de compra e venda diferentes que levam o cliente a fechar o negócio, o que chamamos de jornada do cliente.
A jornada de compra impacta de maneira positiva as vendas de uma empresa devido à quantidade de informações geradas sobre os clientes — o que permite um trabalho mais direcionada — e por criar um relacionamento positivo entre empresa e consumidor.
Mas o que é a jornada de compra do cliente?
A jornada de compra é o modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está. Ao entender seus hábitos de consumo e monitorar o que ele está buscando na internet, é possível descobrir em qual momento da compra ele se encontra. Com isso, dedicar esforço para conduzi-lo de maneira eficiente à conclusão do negócio. Isso acontece porque a equipe de marketing pode produzir e entregar conteúdos relacionados aos desejos e às necessidades do consumidor.
Essas informações vão preparar e conduzir esse consumidor pelas diferentes etapas de vendas, o que facilitará o trabalho da equipe comercial e aumentará as chances de concluir o negócio. A jornada de compra é dividida em 4 etapas diferentes:
Aprendizado: o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço;
Reconhecimento: a pessoa pesquisa e tenha acesso a informações que a ajudam a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;
Consideração: ao perceber que tem um problema, o consumidor segue pesquisando soluções e passa a considerar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade;
Decisão: após analisar as opções do mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.
Esse processo de venda exige paciência por parte da empresa e o desenvolvimento de ações para cada uma dessas etapas. São esses conteúdos que guiarão os consumidores em potencial pelos diferentes momentos da venda.
Aumento da produtividade
Se eu conheço o meu cliente e entendo os seus hábitos de consumo, eu sei em qual momento da compra ele se encontra e qual é a sua necessidade. Assim, o meu trabalho como vendedor fica mais fácil e ágil. Afinal, consigo saber com quem posso negociar ou não — e, com isso, consigo vender mais e ter melhores resultados.
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